terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Relatório do curso - UCA


Projeto Segurança e ética na internet

            No último projeto desse ano, Segurança e Ética na Internet, todos os professores se envolveram com suas respectivas matérias, e pedindo que os alunos fizessem vídeos, áudios, e comentassem a respeito. Eu e Cristiane trabalhamos com o 8º e o 9º ano. Para iniciar o trabalho, fizemos um levantamento junto com os alunos para conhecer os seus usos das redes sociais. Iniciamos uma discussão na sala de aula, e propomos uma atividade Repórter por uma aula, onde, em grupos, eles fizeram entrevistas entre si para conhecer esses usos pelos colegas. As entrevistas foram gravadas em áudio, utilizando o Audacity e compartilhadas no blog.         A seguir todos deveriam ouvir e deixar comentários. Esses usos foram discutidos também em sala de aula. Eles pesquisaram sobre as vantagens e desvantagens sobre o uso das redes sociais e apresentaram no pátio do colégio suas pesquisas, colando em um mural o resultado da atividade. Outro grupo pesquisou uma paródia, Orkut VS Facebook, e acharam muito interessante a letra, tanto que, para se apresentarem diante de todos, se caracterizaram de diferentes pessoas da nossa sociedade, a fim de representar todas as classes sociais do nosso país, objetivando mostrar que o acesso à internet é geral e livre para todos que se interessem.
            Chegaram a conclusão de que a internet e seus sites são de fundamental importância para a busca por conhecimento, além da interação com outras pessoas, para o entretenimento e informação, mas também analisaram que a internet é bastante prejudicial àqueles que a utilizam erroneamente. É o caso dos sites pornográficos, sobre pedofilia ou encontros às cegas pela Internet, sem nem saber quem é a pessoa do outro lado do computador. Tudo isso foi repassado pelos alunos em sala de aula e depois exposto a todos no pátio da escola.
            Entretanto, houve dificuldades ao longo de todos os processos, sendo o mais notável a lentidão da conexão da internet da Escola Padre Carlo Salerio e a baixa falta de recursos dos laptops dos estudantes. Por conta disso, algumas propostas foram realizadas com um espaço de tempo muito longo, questão de semanas para a conclusão das atividades, sendo que poderiam ser feitas em poucas horas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário